Todo o veterinário pode se aposentar e continuar trabalhando, desde que, não se aposente pela aposentadoria especial, conforme veremos nessa postagem.
Nesse post você vai ver
- Quando o veterinário pode se aposentar e continuar trabalhando?
- Como se aposentar de forma vantajosa e continuar trabalhando?
- Converse com o advogado
Quando o veterinário pode se aposentar e continuar trabalhando?
O veterinário pode se aposentar e seguir o trabalho desde que não tenha se aposentando através da aposentadoria especial. Isso acontece porque a aposentadoria especial foi criada para evitar que o profissional fique mais tempo do que o necessário expostos a agentes físicos, químicos ou biológicos que prejudiquem a saúde.
Contudo é preciso entender que a aposentadoria especial foi criada, pois existem algumas profissões que precisam ser executadas para o bem estar social. Entre elas esta a medicina veterinária. No entanto, para ser veterinário, o profissional fica exposto ao risco já que cuida de animais que podem transmitir doenças.
Por isso, a aposentadoria especial permite que a pessoa se aposente mais cedo para que fique menos tempo exposto ao risco. Dessa forma, não faria sentido algum se aposentar pela aposentadoria especial e a continuar trabalhando.
O veterinário pode continuar trabalhando se optar por outra área profissional. Por exemplo, se ele abrir uma empresa, se realizar um concurso público em outra área. Se resolver ser consultor, atendente, ou qualquer outra coisa que não o exponha ao risco.
Agora para se aposentar e continuar trabalhando como veterinário é necessário escolher um outro tipo de aposentadoria, que não seja a aposentadoria especial.
Saiba mais: Aposentadoria Especial
Como se aposentar de forma vantajosa e continuar trabalhando?
A aposentadoria especial é muito vantajosa, mas após a reforma ela perdeu um pouco da força. Hoje, existem muitas opções de aposentadoria que podem ser, inclusive, melhores que a aposentadoria especial.
Por isso, caso deseje se aposentar e continuar trabalhando é aconselhável explorar as outras possibilidades. A alternativa é a conversão de tempo especial em tempo comum.
Dessa forma, você segue aproveitando o seu tempo especial, ao mesmo tempo, garante o direito de se aposentar e continuar trabalhando.
Para converter o tempo especial em comum basta usar a seguinte fórmula.
Mulher: 1,4 x tempo de trabalho especial
Homem: 1,2 x tempo de trabalho especial
Após a conversão é necessário escolher uma das regras de transição e aplicar na aposentadoria.
Por exemplo, se uma veterinário com 25 anos de profissão for se aposentar, ao realizar a conversão, ela transforma os 25 anos de profissão em 35, ou seja, ela ganha 10 anos a mais. O que fará muita diferença na hora de calcular o valor do benefício.
Converse com o advogado
Contudo, para que essa opção realmente seja vantajosa é necessário escolher a melhor regra de transição e para isso você vai precisar de um excelente advogado.
Opte sempre por um profissional que seja especialista em direito previdenciário, que já tenha se atualizado em relação a Reforma da Previdência e que tenha experiência na aposentadoria de profissionais da saúde.
O advogado saberá analisar todas as suas alternativas, vai entender as suas perspectiva e indicará o melhor caminho!
Para conversar comigo sobre a sua aposentadoria, basta clicar no botão abaixo!