É comum que o trabalhador rural trabalhe na infância. Sendo essa atividade essencial para o sustento da família. No entanto, por falta de comprovação, muitas vezes, esse precioso tempo é ignorado pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso o trabalhador acaba recebendo menos do que deveria. A boa notícia é que em muitos casos esse erro pode ser corrigido, através da Revisão de Aposentadoria.
Nesse post você vai ver
- Por que o tempo do trabalhador rural é ignorado?
- Utilize a Revisão de Aposentadoria para corrigir Erros do INSS
- Quando o trabalhador rural pode pedir a Revisão de Aposentadoria?
Clique agora no botão abaixo para baixar o seu Ebook gratuito e descobrir como aumentar o seu benefício de aposentadoria.
Por que o tempo do trabalhador rural é ignorado?
Quem trabalha no campo sabe como é a situação. Principalmente há 10 anos atrás. Era comum que crianças começassem a ajudar nos trabalhos do campo com 12, 10, as vezes, até mesmo com 8 anos. Havia inclusive tarefas que eram facilitadas devido as pequenas mãos.
No contraturno escolar, os meninos e meninas tinham seus deveres a ser cumpridos rigorosamente. No entanto, a legislação autoriza somente o trabalho a partir dos 14 anos. Por isso, todo esse tempo que a pessoa trabalhou antes, acabava sendo ignorado.
Dessa forma, o trabalhador perdia duas vezes. A primeira por trabalhar na infância e a segunda por ter o seu tempo de trabalho ignorado pelo INSS.
Porém, essa realidade está mudando, alguns tribunais já reconhecem o tempo de trabalho rural abaixo dos 14 anos. Tivemos decisões positivas para o trabalho com 12 anos e até mesmo com 8 anos de idade.
Mas e se você já se aposentou o que fazer? É isso que veremos a seguir.
Leia mais: Revisão do buraco negro – como aumentar o valor do seu benefício
Utilize a Revisão de Aposentadoria para corrigir Erros do INSS
Caso você já tenha se aposentado é possível corrigir o erro do INSS com a Revisão de Aposentadoria. Funciona da seguinte forma. Você conversa com um advogado especialista que vai revisar todo o seu histórico de trabalho para entender o que aconteceu.
Se houve qualquer erro na hora de você se aposentar, como por exemplo, ignorar um tempo de trabalho, o advogado vai orientar você a buscar as provas necessárias, para que todo o seu tempo de trabalho seja aceito e valorizado da melhor forma.
Após a Revisão de Aposentadoria alguns trabalhadores conseguem aumentar o valor do benefício em 40% ou mais.
Quando o trabalhador rural pode pedir a Revisão de Aposentadoria?
O trabalhador rural pode pedir Revisão de Aposentadoria desde que tenha recebido o primeiro benefício há até 10. É necessário também que comprove que houve um erro na hora de realizar o cálculo da sua aposentadoria.
É possível entrar sozinho com o pedido de Revisão de Aposentadoria, mas não é aconselhável. Isso porque não basta pedir a revisão, é necessário ter as provas em mãos e realizar todos os cálculos para que não haja dúvidas dos seus direitos, e ninguém melhor para realizar este trabalho do que um advogado especialista em direito previdenciário.
Espero que tenha gostado dessa postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais e deixe a sua dúvida nos comentários.
Agora se quiser conversar comigo sobre a sua revisão de aposentadoria, clique no botão abaixo.