O psicólogo pode ter direito a aposentadoria especial, ou até mesmo a outras modalidades de aposentadoria que podem ser mais vantajosas dependendo do caso. Mas para isso é necessário comprovar o tempo especial. Acompanhe essa postagem e entenda como funciona.
- Quando o psicólogo tem direito à aposentadoria especial?
- Como comprovar o tempo especial?
- Por que o tempo especial é tão importante?
Clique agora no botão abaixo para baixar o seu CheckList com todos os documentos essenciais para a aposentadoria da enfermagem.
Quando o psicólogo tem direito à aposentadoria especial?
A aposentadoria especial foi criada para que às pessoas que colocam a vida ou a saúde em risco em prol da sociedade possam se aposentar mais cedo, e dessa forma, fiquem menos expostas ao risco.
Assim, para que o psicólogo tenha direito à aposentadoria especial é preciso que ele trabalhe em um ambiente que o deixe exposto a agentes físicos, químicos ou patológicos. Este é o caso de hospitais e clínicas de saúde.
Mas e quem tem um consultório particular?
Nesse caso pode haver a exposição ao risco, caso haja atendimento a pacientes que estejam enfermos. Dessa forma, é necessário fazer essa comprovação contratando uma empresa especializada, que vai determinar se existe a exposição a agentes físicos, químicos ou patológicos.
Como comprovar o tempo especial?
Para comprovar o tempo de trabalho especial é necessário apresentar uma série de documentos que são fornecidos pelos hospitais ou clínicas em que trabalhou.
O principal documento aceito hoje é o Perfil Profissiográfico Profissional (PPP). É obrigação dos locais de trabalho em que atuou fornecerem o PPP. Mesmo que já tenha se passado anos que trabalhou em determinado local, você ainda pode conseguir o PPP. O advogado especialista em direito previdenciário ajuda neste sentido.
Agora, conforme expliquei antes, se você tem um consultório próprio, mas estava exposto ao risco, é possível ainda conseguir o PPP ao contratar uma empresa especializada em segurança do trabalho. Esses profissionais vão avaliar as condições de trabalho e fornecer o documento caso haja exposição a agentes físicos, químicos ou biológicos.
Dessa forma, é possível se aposentar através da aposentadoria especial, ou mesmo utilizar este tempo especial para melhorar o valor do seu benefício.
Por que o tempo especial é tão importante?
Através do tempo especial você pode aumentar de forma significativa o seu benefício. Em alguns casos, o valor do benefício melhora em mais de 40%.
Existem duas possibilidades nesse sentido, a primeira é se aposentar através da regra de transição da aposentadoria especial, que ajuda a se aposentar mais cedo e ter um benefício mais vantajoso.
Leia também: Aposentadoria especial
A segunda é converter o tempo especial em tempo comum, escolher outra regra de transição mais vantajosa e melhorar o valor do benefício.
É muito importante para o psicólogo comprovar o tempo especial. Por isso, caso tenha qualquer dúvida neste sentido pode falar comigo.
Clique agora no botão abaixo e vamos conversar sobre a sua aposentadoria!