O grande segredo da aposentadoria do enfermeiro é a comprovação do tempo especial somado a escolha da regra de aposentadoria mais vantajosa. Nessa postagem vamos entender melhor essa fórmula, para que você se aposente recebendo o melhor benefício.
Nesse post você vai ver
- 1º segredo da aposentadoria do enfermeiro – Comprovar o tempo especial –
- 2ª grande segredo da aposentadoria do enfermeiro – escolher a regra previdenciária mais vantajosa
- Conte sempre com o auxílio de um advogado especialista.
Clique agora no botão abaixo para baixar o seu CheckList com todos os documentos essenciais para a aposentadoria da enfermagem.
1º segredo da aposentadoria do enfermeiro – Comprovar o tempo especial –
Comprovar o tempo especial é um dos grandes segredos da aposentadoria do enfermeiro! É impossível receber o melhor benefício sem essa comprovação.
Para comprovar o tempo especial é necessário ter a documentação adequada de cada local em que trabalhou como enfermeiro. O principal documento para essa comprovação é o Perfil Profissiográfico Profissional (PPP), as clínicas, hospitais, empresas, tem a obrigação legal de fornecer o PPP. Portanto, mesmo que já tenha saído há anos desde trabalho, é possível exigir posteriormente a documentação.
Mesmo que a clínica tenha falido, com a ajuda de um bom advogado, você pode ainda conseguir o PPP, desde que haja essa disposição de ir atrás dos documentos.
Abrir mão do tempo especial, é o mesmo que dispensar 40% ou mais do valor do seu benefício de aposentadoria, todos os meses.
Outro cuidado é que o PPP pode apresentar erros, por isso, é muito importante mostrar todos os documentos a um advogado antes de dar entrada no processo de aposentadoria. Pois, qualquer falha neste documento, vai comprometer o seu tempo especial.
Leia também: Aposentadoria 2023 – regras atualizadas
2ª grande segredo da aposentadoria do enfermeiro – escolher a regra previdenciária mais vantajosa
Após comprovar o tempo especial, o grande segredo para aposentadoria do enfermeiro é saber escolher a regra previdenciária mais vantajosa. Isso acontece porque após a Reforma da Previdência, nem sempre a aposentadoria especial é a sua melhor opção.
Após a Reforma da Previdência, o enfermeiro pode utilizar a regra de transição da aposentadoria especial para conquistar o melhor benefício, mas essa é somente uma das possibilidades.
Para isso a soma da sua idade mais o tempo de contribuição precisa resultar em 86 pontos.
Já o valor do benefício é calculado da seguinte forma:
60% da soma de todas as contribuições feitas desde julho de 1994, mais 2% a mais para os homens que ultrapassarem os 20 anos de contribuição 2% a mais para as mulheres que ultrapassarem os 15 anos de contribuição.
No entanto, existe ainda a possibilidade de realizar a conversão de tempo especial em tempo comum, e utilizar uma regra de transição mais vantajosa. Funciona da seguinte forma
Homem
- Tempo especial é convertido por 1,4
Mulher
- Tempo especial é convertido por 1,2
Assim, ao realizar essa conversão e optar por uma regra de transição mais vantajosa (temos 6 regras), em muitos casos é possível conseguir um benefício maior, do que optando pela aposentadoria especial.
Conte sempre com o auxílio de um advogado especialista
Para auxiliar a comprovar o tempo especial, e também a encontrar a regra de aposentadoria mais vantajosa, é necessário o auxílio do advogado. O profissional vai ajudar em todas as etapas do processo.
O ideal é optar por um advogado especialista em direito previdenciário, que já tenha se especializado em relação à Reforma da Previdência e que tenha experiência na aposentadoria do enfermeiro!
Espero que tenha gostado dessa postagem, continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais, deixe a sua dúvida nos comentários.
Agora se quiser conversar comigo sobre a sua aposentadoria basta clicar no botão abaixo