A aposentadoria especial da enfermagem pode render um benefício valioso, no entanto, é necessário ter a orientação correta! Nessa postagem, vou revelar uma dica de ouro, que pode ajudar você na conquista do seu benefício.
Nesse post você vai ver
- O que é a aposentadoria especial da enfermagem?
- Descubra a dica de ouro para conquistar a melhor aposentadoria!
- Aposentadoria especial é realmente a melhor opção?
Clique agora no botão abaixo para baixar o seu CheckList com todos os documentos essenciais para a aposentadoria da enfermagem.
O que é a aposentadoria especial da enfermagem?
A aposentadoria especial da enfermagem pode ser muito vantajosa, porém, é necessário observar as mudanças que aconteceram devido a Reforma da Previdência para que a seu benefício não seja prejudicado.
A aposentadoria especial foi feita para que os profissionais que atuam em profissão de risco, possam se aposentar mais cedo, e assim, ficar menos tempo expostos ao risco.
Antes da Reforma da Previdência, bastava ter 25 anos de profissão para poder se aposentar pela aposentadoria especial. E recebendo aposentadoria integral.
Todos aqueles que completaram 25 anos de profissão como enfermeiro até o dia 12 de novembro de 2019 podem se aposentar pela regra antiga. Por isso, preste atenção a este detalhe, pois pode melhorar de forma significativa o seu benefício de aposentadoria.
Agora, com a Reforma, o ‘jogo virou’. Além dos 25 anos de profissão, é necessário ter ainda 60 anos de idade para se aposentar. E a regra para o cálculo também mudou. É a segunite:
60% de todos os salários recebidos desde julho de 1994, mais 2% a mais para as mulheres que trabalharem mais de 15 anos, e os homens mais de 20.
Existe ainda a regra de transição, em que é preciso somar 86 pontos para se aposentar, sendo que o cálculo feito da seguinte forma:
Tempo de contribuição + Idade = 86
O cálculo para aposentadoria é o mesmo que vimos acima!
Saiba mais: Aposentadoria Especial da Enfermagem
Descubra a dica de ouro para conquistar a melhor aposentadoria!
Para conquistar a melhor aposentadoria é necessário dominar a legislação, ter se atualizado de forma profunda em relação a Reforma da Previdência e ter ampla experiência com a aposentadoria da enfermagem.
Ao somar todos esses conhecimentos é necessário observar que, nem sempre a aposentadoria especial, é a melhor opção para a enfermagem.
Por exemplo, existe a opção de converter tempo especial em tempo comum. O que pode ser extremamente vantajoso para a enfermeira.
A conversão funciona assim:
Mulher: Tempo especial x 1,2
Homem: Tempo especial x 1,4
Assim, convertendo o tempo especial em tempo comum, é possível utilizar uma das 5 outras regras de transição para conquistar o melhor benefício.
Por isso, a dica de ouro é: estude todas as possibilidades de aposentadoria, antes de dar entrada em seu pedido. Para isso, é necessário contar com o apoio do advogado especialista, que irá fazer essa análise detalhada para você!
Leia também: 3 dicas para a aposentadoria da enfermagem
Aposentadoria especial é realmente a melhor opção?
Conforme vimos, nem sempre a aposentadoria especial é a melhor opção! A conversão de tempo especial em tempo comum, em muitos casos é mais vantajoso para você.
Por isso, é tão importante analisar todas as opções. Antes da Reforma da Previdência não era necessário ter todo este cuidado, bastava comprovar o tempo especial, pois a Aposentadoria Especial era a mais vantajosa. Mas hoje, as coisas mudaram, o que exige um conhecimento mais aprofundado na área para que você conquiste a melhor aposentadoria!
Caso deseje conversar sobre a sua aposentadoria basta clicar no botão abaixo, será um prazer conhecer a sua história!