A aposentadoria do empresário da área da saúde é pouca divulgada, no entanto, é um excelente investimento no futuro que deve ser analisado, por quem deseja ter tranquilidade financeira na aposentadoria.
É muito comum que o empresário da área da saúde não pense em aposentadoria, pois tem na empresa a principal fonte de renda. No entanto, é sempre bom diversificar as fontes de renda. Por isso, a aposentadoria é uma excelente opção.
Nesse post você vai ver
- Como funciona a aposentadoria do empresário da área da saúde?
- Qual a regra para o empresário se aposentar!
- Como o advogado pode ajudar?
Como funciona a aposentadoria do empresário?
A aposentadoria do empresário da área da saúde pode ser muito lucrativa se realizada da maneira mais vantajosa, conforme veremos nessa postagem.
A aposentadoria do empresário é realizada em cima do prolabore, ou seja, em cima do salário que ele declara ganhar. Temendo fugir do aumento dos impostos é comum que os empresários declarem receber 1 salário mínimo, e assim, se aposentam ganhando também 1 salário mínimo.
No entanto, é possível declarar um valor maior de prolabore e assim, aumentar o valor da sua aposentadoria! Mas, como escolher qual o melhor valor para declarar e se aposentar bem?
Existe aqui um grande risco da pessoa declarar um prolabore muito alto de 5, 6, 7 mil e receber menos do que contribuiu na aposentadoria. Por tanto, para ter a certeza do melhor valor, é necessário consultar um advogado, que fará um estudo detalhado do seu caso e indicará o melhor valor para declarar.
Agora se você já está prestes a se aposentar, em alguns casos é possível complementar o valor de contribuição ou contribuir em atraso. Para alguns essa ‘jogada’ é lucrativa, para outros não. Por isso é necessário a analise do profissional.
Qual a regra para o empresário se aposentar!
Após a Reforma da Previdência o empresário se aposenta com a regra geral da aposentadoria que é a seguinte:
60% da média de todos os benefícios + 2% a mais para o homem que ultrapassar os 20 anos de contribuição e a mulher que ultrapassar os 15.
Por isso, quanto maior for o seu tempo de contribuição e maior for o valor que você contribuiu, maior será o valor do seu benefício.
É possível ainda utilizar todas as 5 regras de transição que tem o poder de aumentar o valor do seu benefício. Mas para saber qual a melhor regra par ao seu caso é necessário o auxílio do advogado.
Agora se o empresário da área da saúde comprovar o tempo especial, ele pode inclusive, se aposentar utilizando a aposentadoria especial. Para isso ele precisa contratar uma empresa de Segurança do Trabalho para fornecer o Perfil Profissiográfico Profissional (PPP). Com este documento, é possível provar a exposição ao risco e se aposentar utilizando o tempo especial, o que é muito mais vantajoso.
Como o advogado pode ajudar?
O advogado especialista em direito previdenciário com ampla experiência na aposentadoria do empresário. Assim, esse advogado irá analisar o seu caso com cuidado. Indicar se realmente este é o melhor momento para se aposentar, ou se é melhor esperar mais 1 ou 2 anos.
O profissional ainda vai averiguar se é necessário pagar contribuições em atraso ou realizar complementações de contribuição.
E por último vai indicar a modalidade de aposentadoria mais indicada para o seu caso!
Espero que tenha gostado dessa postagem! Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais. Qualquer dúvida deixe nos comentários
Caso deseje conversar sobre a sua aposentadoria basta clicar no botão abaixo, será um prazer conhecer a sua história!