Toda a enfermeira pode evitar 3 erros na hora da aposentadoria. Porém, esses equívocos já são tão comuns, que costumam passar despercebidos. Acompanhe essa postagem para descobrir como não errar, e assim conquistar o melhor benefício!
Nesse post você vai ver
- Erros na hora da aposentadoria: verifique todas as modalidades antes de se aposentar!
- Confira a sua documentação, pois se houver erros nos documentos pode comprometer o valor do do seu benefício de aposentadoria.
- Converse com um advogado especialista
Clique agora no botão abaixo para baixar o seu CheckList com todos os documentos essenciais para a aposentadoria da enfermagem.
Erros na hora da aposentadoria: verifique todas as possibilidades antes de se aposentar!
O principal erro que as enfermeiras cometem na hora de se aposentar é não verificar todas as possibilidades de aposentadoria.
É comum, por exemplo, que muitas profissionais deem entrada no pedido, assim que atingem a idade satisfatória para se aposentar. No entanto, em muitos casos ao trabalhar 6 meses ou 1 ano a mais é possível aumentar de forma considerável o valor do benefício.
Outro equívoco nesse sentido é não explorar todas as possibilidades de aposentadoria. A enfermeira, por exemplo, pode se aposentar pela regra de transição da aposentadoria especial, como também. pode converter tempo especial em tempo comum e escolher uma das 5 outras regras de transição.
No entanto, é preciso observar que cada uma das escolhas tem o poder de modificar a idade em que vai se aposentar e o valor da sua aposentadoria.
Portanto, a pergunta que fica é: como saber qual opção escolher?
Para isso, não tem jeito, é necessário conversar com um advogado especialista, conforme veremos no decorrer da postagem.
Leia mais: Enfermeira, faça a melhor aposentadoria
Confira a sua documentação, pois se houver erros nos documentos pode comprometer o valor do do seu benefício de aposentadoria.
O segundo erro mais comum para as enfermeiras é em relação à documentação, principalmente quando se refere ao tempo especial.
O tempo especial vale ouro na hora da aposentadoria, mas para que seja aceito, é necessário entregar a documentação completa, sem equívoco, comprovando que a profissional realmente estava exposta a agentes físicos, químicos e/ou biológicos durante a rotina de trabalho.
O principal documento para comprovar essa exposição é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP). É responsabilidade de todos os locais em que trabalhou fornecer esse documento correto, mas nem sempre isso acontece.
O PPP deve ser entregue por hospitais, clínicas, ou mesmo se atuava como cuidadora, é responsabilidade legal de quem assinava a sua carteira contratar uma empresa para fornecer o PPP. Sem esse documento, o seu tempo especial não é considerado.
Porém, o que costuma acontecer é as empresas se esquivarem de fornecer a documentação, ou preencherem o documento errado. Caso isso aconteça a sua aposentadoria pode ser reduzida em mais de 50% dependendo do caso.
Por isso, é fundamental se certificar de que os PPPs de cada lugar em que trabalhou foram entregues e estão com as informações corretas.
Quem pode realizar essa vistoria é justamente o advogado especialista!
Saiba mais: Enfermeiro, não perca dinheiro em sua aposentadoria!
Converse com um advogado especialista
O terceiro erro comum na hora de se aposentar é tentar entrar com o pedido por conta própria ou procurar um profissional que não tenha especialização, isso pode comprometer de forma significativa a sua aposentadoria.
Por isso, na hora de se aposentar procure sempre um advogado especialista em direito previdenciário, que já tenha se aposentado em relação a Reforma da Previdência e que tenha experiência na aposentadoria especial.
Isso porque, após a Reforma de 2019, houve diversas mudanças na legislação e qualquer detalhe pode fazer uma enorme diferença no valor do seu benefício.
O advogado qualificado poderá analisar e instruir corretamente o melhor caminho a seguir. Bem como, analisará a sua documentação, para que todo o seu tempo de trabalho seja reconhecido e realmente valorizado.
Caso deseje conversar comigo sobre a sua aposentadoria, basta clicar no botão abaixo, será um prazer conhecer a sua história!