O farmacêutico pode fazer uma excelente aposentadoria, mesmo após a aprovação da Reforma da Previdência. Mas para isso, ele precisa evitar 3 erros muito comuns, conforme veremos nesta postagem.
Muita coisa mudou com a Reforma da Previdência, o que dificultou de forma significativa a vida do farmacêutico, leia essa postagem para descobrir como ‘fugir’ dos principais redutores do seu benefício na hora da aposentadoria.
Nesse post você vai ver
- Farmacêutico – comprove o seu tempo especial na hora da aposentadoria
- Não se ‘jogue’ na aposentadoria especial
- Cuidado, farmacêutico não deixe sua aposentadoria para a última hora!
Farmacêutico – comprove o seu tempo especial na hora da aposentadoria
Comprovar o tempo especial é muito importante na hora da aposentadoria e pode garantir um aumento em até 60% ou mais no valor do seu benefício.
No entanto, muitos farmacêuticos desistem de tentar comprovar o tempo especial devido às exigências de provas. No entanto com a ajuda de um advogado é possível comprovar o seu tempo especial, mesmo se atuar em uma farmácia própria.
Desistir do seu tempo especial, é o mesmo que abrir mão de uma boa parte do seu benefício de aposentadoria. Por isso é preciso se certificar de que a documentação está correta e sem falhas.
O principal documento para comprovar o seu tempo especial é o Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) que deve ser entregue pela empresa em que trabalha. Cada trabalho em que atuou como farmacêutico precisa fornecer um PPP. Mostre a documentação para o advogado antes de dar entrada em seu pedido de aposentadoria. Pois, é comum que a documentação venha com erros o que anula o seu tempo especial.
Não se ‘jogue’ na aposentadoria especial
Antes da Reforma da Previdência, a aposentadoria especial era a melhor opção na maior parte dos casos. No entanto, hoje, existem o outras opções de modalidade de aposentadoria. Como, por exemplo, a conversão de tempo especial em tempo comum.
Em muitos casos essa regra é mais vantajosa do que a aposentadoria especial e pode garantir um valor maior em seu benefício de aposentadoria. Por isso, é necessário observar todas as opções antes de se aposentar!
Hoje existem 6 regras de transição, e cada uma tem o valor de alterar a idade em que vai se aposentar e o valor da aposentadoria. Dessa forma, é preciso agir com todo cuidado e realizar testes em cada modalidade para descobrir qual é, de fato, a mais vantajosa.
Cuidado, farmacêutico não deixe sua aposentadoria para a última hora!
Um erro muito comum entre os farmacêuticos é deixar para pensar na aposentadoria somente quando tem idade para se aposentar. Este erro, principalmente após a Reforma, é grave.
Saiba mais: Planejamento de aposentadoria
Quanto mais cedo você começar a organizar a sua aposentadoria, mais chances tem de aumentar o valor do seu benefício. Principalmente se você trabalhar em uma farmácia própria, ou como um profissional liberal.
Organizando desde cedo, pode descobrir a melhor forma de contribuição para ter a aposentadoria que deseja no futuro!
Espero que tenha gostado desta postagem. Continue acompanhando a gente aqui no blog e nas redes sociais.
Agora se desejar conversar comigo sobre a sua aposentadoria, basta clicar no botão abaixo!