Quando a Reforma da Previdência foi aprovada muitas pessoas estavam próximas de se aposentarem.
A Retroação da DIC é uma análise que pode ajudar essas pessoas a conseguirem se aposentar pelas regras antigas e fugir da Reforma da Previdência.
Este não é nenhum truque, nenhuma estratégia. Trata-se apenas da análise da lei aplicada ao caso concreto para ajudar pessoas a se aposentarem pelas regras corretas.
Indicamos sempre, em caso de dúvidas, que o segurado busque o auxílio de um advogado previdenciário.
O Advogado é o profissional correto para analisar os seus direitos e identificar situações que podem ser corrigidas para seu benefício.
Continue conosco e conheça os seus direitos.
1. O que significa Comprovação da Retroação da DIC?
DIC significa Data do Início da Contribuição.
Comprovar a retroação na DIC nada mais é do que comprovar que você começou a trabalhar antes mesmo do início de contribuição que o INSS está considerado.
Quando isso é comprovado, você irá retroceder o seu tempo de contribuição e consequentemente irá ter começado a contribuir antes e poderá, se for o caso, se aposentar pelas regras antigas.
Essa retroação está prevista na Instrução normativa nº 77 do INSS.
2. Como conseguir a retroação da DIC?
Para que isso seja possível é necessário que o segurado comprove que trabalhou neste período de faça a contribuição respectiva.
Lembrando que não há prazo para fazer este reconhecimento, portanto, se algum período que você trabalhou mas não contribuiu e deseja que ele seja incorporado à sua aposentadoria, busque um advogado previdenciário e identifique seus direitos.
3. Vale a pena buscar este direito?
Como dissemos, o procedimento para solicitar a retroação da DIC depende de comprovação desse tempo de trabalho, ou seja, será necessário buscar provas.
Ir atrás deste direito vale a pena especialmente para aquelas pessoas que precisam de pouco tempo de contribuição para conseguir atingir as regras de antigas e não ser pego pela Reforma da Previdência, por exemplo.
Para você identificar se vale a pena buscar este direito, faça as contas antes de entrar com esse pedido.
Veja qual é o valor total que você precisa contribuir sem a retroação para aposentadoria e compare com o valor que você precisará pagar caso faça a retroação.
Vale a pena ir atrás deste direito se a contribuição necessária com a retroação for menor do que a contribuição sem a retroação.
Além desses requisitos, outros devem ser analisados caso a caso.
Este cálculo costuma ser complexo para a maioria das pessoas, portanto não deixe de buscar um advogado previdenciário para identificar e aplicar os seus direitos de forma correta!
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.