Pontos significam tempo de contribuição + idade. A Reforma da Previdência passou a valer a partir do dia 13 de Novembro de 2019 e com ela regras mais rigorosas para se aposentar foram instituídas.
Para amenizar a situação de quem já contribui antes do dia 13/11/2019, a Reforma da Previdência prevê algumas regras de transição, que nada mais são do que regras menos prejudiciais se comparadas às regras dos novos contribuintes.
Vamos conhecer as principais regras de pontos da previdência.
Aposentadoria Tempo de Contribuição
Homem: 35 Anos de Contribuição com 96 Pontos;
Mulher: 30 Anos de Contribuição com 86 Pontos;
Para o homem: + 1 ponto por ano até que completar 105 pontos.
Para a mulher: + 1 ponto por ano até completar 100 pontos.
Aposentadoria Especial
A aposentadoria especial é destinada aos trabalhadores que estão sujeitos ao trabalho insalubre ou perigoso, expostas ao risco de morte e a agentes que prejudicam a saúde.
O trabalhador que tem direito de se aposentar com 25 anos de Mulher: 25 Anos de Contribuição + 91 pontos;
A partir de 2020 aumenta 1 ponto a cada ano, até atingir o limite de 92 pontos para mulher e 100 pontos para o homem.
Para os professores da união ainda é importante observar a regra de 20 anos no serviço público.
O salário de benefício, pela regra dos pontos na transição, seguem o padrão de 60% do salário de benefício + 2% para cada ano após o 20º ano de contribuição.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.
Quer conhecer quais são as outras regras de transição da Reforma Previdência? Clique aqui e confira.contribuição precisa completar 86 pontos para se aposentar.
O trabalhador que tem direito de se aposentar com 20 anos de contribuição precisa completar 76 pontos para se aposentar.
O trabalhador que tem direito de se aposentar com 15 anos de contribuição precisa completar 66 pontos para se aposentar.
Esta modalidade de aposentadoria antes da reforma não trazia nenhuma regra que continha idade mínima. Desta forma, foi uma regra que desapontou muitos trabalhadores que agora precisarão cumprir idade mínima para ter o benefício concedido.
Aposentadoria do professor
Tanto para as novas regras quanto para as regras de transição foi mantido o benefício de aposentadoria com 05 anos a menos do que a regra geral, vamos conferir:
Homem: 30 Anos de Contribuição + 81 pontos;