Conheça os principais requisitos e direitos do segurado para adquirir a aposentadoria especial junto ao INSS
Em tempos de dúvidas sobre aposentadoria e decisões recentes do presidente em relação a este benefício do INSS, muitas pessoas ainda tem dúvidas sobre o que é aposentadoria especial e como ela funciona.
Se você é uma dessas pessoas e quer saber o que é, quais os requisitos para adquiri-la, quem possui direito a tal benefício e até mesmo como ela se diferencia de outro tipo de aposentadoria como a por tempo de contribuição, por exemplo, continue esta leitura.
Neste artigo você tem a oportunidade de descobrir tudo o que precisa saber sobre este benefício!
O que é aposentadoria especial?
A aposentadoria especial é um benefício do INSS em modalidade especial, concedido ao trabalhador segurado que sofre exposição a agentes nocivos no exercício de suas atividades de trabalho.
Essa aposentadoria contempla aqueles que têm sua saúde e integridade física colocadas em risco em decorrência do ambiente de trabalho. Por exemplo:
- Exposição a produtos químicos
- Exposição a radiação
- Exposição a altas cargas de eletricidade
- Exposição a calor, frio e ruídos excessivos de forma contínua
- Contato contínuo com armas de fogo
- Exposição a gases, vapores, névoas, poeiras que podem ser inaladas por via respiratória ou ser absorvida pela pele
- Entre outros.
Diferença entre as aposentadorias
A diferença entre as aposentadorias por tempo de contribuição e especial é grande dependendo do caso.
Alguns elementos básicos que dizem respeito aos direitos do segurado, como valor e idade podem ser bem diferentes visto que de acordo com o risco ao qual o trabalhador é exposto, este pode se aposentar mais cedo.
Uma das grandes diferenças entre as aposentadorias é que a por tempo de contribuição só é devida aos segurados do INSS que cumprirem a exigência de um tempo mínimo de 30 a 35 anos de contribuições (esse tempo é diferente para homens e mulheres).
Já a aposentadoria especial pode ser concedida a partir de 15, 20 ou 25 anos de contribuição de acordo com o caso e tipo de exposição.
Quem tem direito a aposentadoria especial?
Possuem direito a esta modalidade de aposentadoria, o segurado contribuintes do INSS que comprovar que trabalha em condições nocivas à sua saúde, sejam estas químicas, biológicas ou físicas, por um determinado período de tempo.
Todas estas especificações estão previstas no Art. 57 da Lei 8.213/91, que rege a norma referente a aposentadoria especial.
Requisitos para adquirir a aposentadoria especial
Para adquirir este benefício do INSS existem alguns requisitos como:
- Há um tempo de mínimo de carência, neste caso é necessário que o segurado tenha trabalhado efetivamente por pelo menos 180 meses (períodos de afastamento com o recebimento do auxílio doença não contam)
- O segurado do INSS deve exercer suas atividade laborais por no mínimo 15 anos, podendo chegar até 25 anos dependendo da atividade e agente de risco ao qual o trabalhador é exposto
- Quando a soma do tempo de serviço não alcançar o mínimo de 15 a 25 anos, e mesmo assim o trabalhador exercer um trabalho especial, este tempo pode ser convertido em uma aposentadoria comum, por contribuição
Entenda tudo sobre aposentadoria especial
Está com problemas ou dúvidas em relação a aposentadoria especial, ou mesmo quer saber qual o direito dos segurados neste tipo de aposentadoria?
Acesse o site ARM Advocacia e entre em contato conosco para ter um acompanhamento exclusivo do seu caso, e ter todas as suas dúvidas respondidas por profissionais capacitados e especializados no assunto!
Preencha um formulário no site ou nos contate via WhatsApp. Nosso prazer é auxiliar na garantia dos seus direitos!
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da ARM Advocacia e encontre profissionais especializados e exclusivos para avaliar o seu caso!
Leia também: Saiba quais os direitos e regras da pensão por morte