Saiba como verificar o resultado da perícia médica e confirme se o INSS concedeu o seu benefício e por quanto tempo ele vai durar.
Por que o INSS exige a perícia médica?
A perícia médica é exigida nos casos em que o segurado passa por alguma incapacidade ou deficiência e precisa prová-la ao INSS para conseguir um benefício previdenciário.
Existem benefícios concedidos exclusivamente por essas causas, vamos conferir alguns deles:
- Auxílio-doença – Benefício concedido aos segurados que precisam se afastar temporariamente por motivo de doença ou acidente que os tornou incapazes para o trabalho;
- Auxílio acidente – Benefício concedido aos segurados que sofrem a redução da capacidade laboral, por sequelas em função de doença ou acidente que sofreram;
- Aposentadoria por Invalidez (Aposentadoria por incapacidade permanente) – Benefício concedido aos segurados que estão permanentemente e totalmente incapazes para o trabalho;
- Aposentadoria da pessoa com deficiência – Benefício concedido aos segurados portadores de deficiência após preencherem o tempo mínimo de contribuição e/ou idade.
Esses benefícios possuem em comum a concessão do benefício em função da condição de incapacidade ou deficiência. Por isso, comprovar essa condição ao INSS é fundamental e isso é feito através da perícia.
Quem faz a perícia precisa apresentar laudo médico para o INSS?
É importante lembrar que o laudo e exames médicos são fundamentais para a perícia do INSS, ou seja, se você vai solicitar um benefício que exige perícia é fundamental ter esses documentos.
Além de tê-los é importante que eles estejam atualizados.
No caso dos benefícios por incapacidade, não adianta o segurado apresentar documento de 01 ano atras, pois isso não refletirá sua condição de saúde atual.
Agora, para a aposentadoria do portador de deficiência, é importante ter os laudos e exames desde sempre, para comprovar, sempre que possível a data de origem da deficiência.
Como saber o resultado da perícia médica?
Você pode conseguir essa confirmação através da central telefônica, ou pela internet através do portal MEU INSS ou aplicativo de celular.
Por telefone, você deve entrar em contato através do número 135 e deve ter em mãos informações como: CPF, Número do benefício, Nome completo e Data de nascimento.
Já pela internet, o segurado deve entrar no site ou aplicativo MEU INSS e fazer o cadastro, caso não tenha.
Após cadastrado entre no menu de opções à esquerda e vá em “Resultado de Requerimento/ Benefício por incapacidade”.
A partir daí você deverá inserir o número do benefício, a espécie e a situação, vá em verificar o resultado da perícia.
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