Conheça, neste post, o que são as microfichas e como elas podem ajudar o segurado nos processos administrativos de aposentadoria.
Esse documento pode ajudar o segurado que faz suas próprias contribuições ao INSS a garantir documentos importantes para aposentadoria.
As microfichas são importantes, pois através desses documentos o segurado conseguirá comprovar seu tempo de contribuição.
Entenda ponto a ponto o que é e como obter esse documento para sua Aposentadoria.
O que são Microfichas?
Microfichas são comprovantes de recolhimento da contribuição para o INSS feitas por contribuinte individual e empregado doméstico.
Essas fichas começaram a ser arquivadas a partir de setembro de 1973 para o contribuinte individual e para os empregados domésticos, a partir de abril de 1973.
Portanto a microficha é o documento que comprova a contribuição de um segurado para o INSS.
Empregados podem utilizar a microficha?
Os trabalhadores empregados têm seu registro feito através da CTPS – Carteira de Trabalho.
Isso acontece, no caso do trabalhador empregado, pois quem efetua as contribuições ao INSS é a empresa, portanto basta que o segurado apresente a carteira de trabalho como forma de comprovar que exerceu atividades para o empregador e que ele deve ter contribuído para a empresa.
Microficha, para que serve?
A utilidade da microficha é registrar a contribuição do segurado.
Empregados domésticos e contribuintes individuais, quando contribuem como autônomos, podem não ter todas as suas contribuições registradas no CNIS.
Isso acontece principalmente em períodos muito antigos, por exemplo, entre 1973 e 1984. Nesses casos, quando o segurado não tem o comprovante de pagamento, as microfichas podem ser a única forma de comprovar os recolhimentos.
Como podem ser solicitadas as microfichas?
A solicitação pode ser feita tanto de forma autônoma como no próprio pedido de aposentadoria do INSS. Quando dizemos autônoma, significa que o segurado pode solicitar a qualquer momento, independe do pedido vir acompanhado com o pedido de aposentadoria.
Isso é importante, pois, na maioria dos casos, a solicitação precisa ser feita antes para que o segurado faça o cálculo previdenciário e entre com o pedido de aposentadoria que pode o benefíciar mais.
Para fazer a solicitação é necessário apresentar o nº de CPF e NIT.
Para que as microfichas façam a diferença na sua aposentadoria, é necessário fazer um cálculo previdenciário detalhado. Por isso indicamos que os segurados busquem um Planejamento Previdenciário junto a um Advogado Especialista antes de entrar com a aposentadoria.
Pelo Planejamento o segurado terá a certeza de que está solicitando o benefício da forma correta e garantindo o melhor benefício.