Um dos grandes motivos para o INSS negar um benefício é a falta de documentação. Isso acontece pois as solicitações do INSS são burocráticas e é normal que o segurado não tenha conhecimento de todos os documentos que são exigidos na hora de pedir um benefício.
Mas, afinal, se o INSS negou um pedido por falta de documentos, existe algo que possa ser feito a respeito?
A resposta é SIM, e através desse post você vai entender como isso funciona e como proceder nesses casos.
Se você está passando por uma situação como está ou conhece alguém que passa por isso, continue a leitura deste post.
INSS pode negar benefício por falta de documento?
Sim, o INSS pode negar o seu benefício se você não apresentar os documentos corretamente.
Porém, antes de negar seu benefício, o INSS fará um comunicado, pedindo para você complementar a sua documentação.
Por isso é muito importante manter seu endereço e meios de contato atualizados perante o INSS, pois mediante qualquer erro, o INSS entrará em contato e solicitará documentos adicionais.
Caso a solicitação do INSS não seja atendida, ele poderá negar o seu benefício.
O que fazer se o INSS negar meu benefício por falta de documentos?
Nesse caso, se for negado injustamente você poderá entrar com um recurso administrativo, pedindo a reconsideração da decisão do INSS.
Agora, se você deixou de apresentar os documentos da data correta, quando solicitado pelo INSS, a alternativa será entrar novamente com a solicitação.
Lembramos que nesses casos é importante revisar toda a documentação para se certificar de que não enfrentará o mesmo problema de documentação no segundo pedido.
Caso esteja com dificuldades para localizar e reunir a documentação, busque o apoio de um advogado previdenciário e solicite um suporte para registrar esse pedido corretamente.
O que fazer para entrar com o pedido com todos os documentos?
O importante é verificar quais documentos são exigidos no tipo de solicitação que você está fazendo e, em seguida, identificar se você tem todos esses documentos e preenche todos os requisitos.
Não entre com o pedido sem avaliar tudo isso antes.
Caso esteja com dificuldades de avaliar quais documentos são necessários e quais são os requisitos do benefício que você deseja, busque o apoio de um advogado previdenciário.
Para ajudar, também temos vários posts no nosso blog, com dicas sobre diversos benefícios do INSS, não deixe de conferir!