Estamos em tempo de crise devido a Pandemia do Coronavírus (COVID-19) e por conta disso muitas mudanças foram adotadas em pouco tempo.
Na área previdenciária, uma das grandes afetadas, diversas medidas foram adotadas pelo INSS para adaptação neste momento de crise.
Vamos explicar para você como serão feitas as solicitações, a perícia e como é feito o acompanhamento dos pedidos perante o INSS mediante todas as novas medidas adotadas.
Atendimento Presencial SUSPENSO
As agências do INSS suspenderam o atendimento presencial, ou seja, todos os serviços estão sendo feitos remotamente através do portal MEU INSS.
Inicialmente a suspensão do atendimento presencial ocorreria até o dia 22 de maio, porém o INSS prorrogou a suspensão do atendimento presencial até o dia 19 de Junho.
Preciso solicitar um benefício, como devo fazer?
Os benefícios todos deverão ser solicitados através do portal MEU INSS.
Antes de solicitar o benefício será necessário fazer um cadastro com os seus dados.
Clique aqui e confira o portal online do INSS e faça o seu cadastro.
Com a suspensão do atendimento presencial, como serão feitas as perícias?
O INSS adotou um método de perícia online. Enquanto estiver suspenso o atendimento presencial todas as perícias serão online, também através do portal MEU INSS.
Para participar dessa perícia o segurado deverá portar o laudo médico atualizado que comprove a sua situação de saúde de acordo com o benefício que solicitará.
Solicitei um benefício, como saber se ele foi aprovado?
A solicitação, acompanhamento e até mesmo os recursos contra a decisão do INSS estão todos sendo feitos online.
Você pode consultar o andamento da sua solicitação através do número de telefone 135 ou através do portal MEU INSS.
No portal você conseguirá identificar quando foi feito o seu pedido e qual é o andamento, ou seja, se ele está em análise ou se já foi analisado (concedido ou indeferido).
Fiz a perícia antes do INSS suspender o atendimento presencial, como saber se minha solicitação foi atendida.
Para acompanhamento do seu pedido, assim como no caso anterior, o segurado deve consultar o portal do MEU INSS ou entrar em contato através do número 135.
Não deixe de fazer a sua solicitação e nem de acompanhar o seu pedido, se você quer mais detalhes sobre como anexar o seu laudo, clique aqui e confira um vídeo detalhado e explicativo disponibilizado pelo próprio INSS.
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