A greve dos servidores do INSS atingiu a marca de 02 meses e mais 19 estados aderiram à paralisação, o que afetou muitos segurados que dependiam de alguns serviços presenciais do INSS.
Lembramos que a greve não abrange todas as agências, por isso, verifique qual é a situação do seu município para identificar se ele está mesmo inserido na greve.
Mas, afinal, como essa greve pode afetar você e o que você pode fazer para não ser prejudicado? Continue este post para ficar por dentro das nossas dicas!
O serviço que você precisa realmente é presencial?
Atualmente, praticamente todos os serviços do INSS podem ser feitos à distância.
Esse atendimento remoto é feito pelo nº de telefone 135 ou pelo site e aplicativo MEU INSS.
Portanto, seja pelo telefone, pelo celular, computador, etc, você poderá fazer a maioria das solicitações sem sair de casa e sem ser atingido pela paralisação do INSS.
Por esses meios você consegue acompanhar o pedido de aposentadorias, verificar benefício assistencial, pensão por morte, salário-maternidade, de auxílio-doença, consulta à revisão do benefício, pedido de recurso de benefício, certidão de tempo de contribuição e muitas outras solicitações.
O INSS agendou um horário para você e no dia não te atendeu
O segurado que tem uma perícia marcada, cumprimento de exigência, ou qualquer outro compromisso agendado pelo INSS, não deixe de comparecer em função da greve.
Compareça à agência da Previdência no dia e na hora agendados e caso você não consiga atendimento por causa da greve peça uma comprovação de que você esteve no local.
O ideal é pedir a algum funcionário do INSS um documento registrando data e hora em que esteve no posto do INSS, com assinatura e carimbo do órgão.
Caso isso seja negado pelo responsável que esteja no local, faça uma foto e vídeo que demonstre a data e horário que esteve na agência.
Caso seja possível, converse com pessoas que também estejam no local e que possam servir de testemunha, caso seja necessário.
Reforçamos que é de extrema importância essa comprovação para que você não seja afetado por perder o prazo. Ao comprovar que você compareceu, o INSS deverá remarcar o seu atendimento e você não poderá sofrer as consequências pela perda do prazo.