Criamos este post para que você entenda os motivos que levam o INSS a negar o seu benefício e o que você pode fazer para que isso não ocorra.
Continue a leitura deste post e pegue essas dicas!
Prazo do INSS para atender a sua solicitação
Inicialmente, vale ressaltar que o INSS possui prazo para análise de benefícios.
Devido ao recente acordo entre o MP e a AGE, os prazos para concessão de alguns benefícios foram postergados, dentre eles o de Aposentadoria.
Pelo que determina o acordo, a aposentadoria por invalidez continua tendo o prazo de 45 dias para decisão, mas as demais aposentadorias terão prazo máximo de 90 dias para resposta.
No caso das aposentadorias que exijam perícia médica e avaliação social, o prazo começa a contar a partir desses eventos.
Nem sempre o INSS irá levar todo esse tempo para analisar a solicitação, porém, certos casos esse atraso acontece, prejudicando o segurado.
O que você pode fazer para evitar o atraso
Para evitar o atraso na solicitação do benefício, o segurado deve buscar apresentá-la o mais completa possível.
Quando a solicitação do benefício chega incompleta o INSS precisa solicitar a complementação e isso acaba atrasando o trâmite.
Outro ponto que acarreta no atraso é quando o segurado ainda não preenche todos os requisitos, por isso, antes de entrar com a solicitação verifique se realmente você já atende ao que exige aquela modalidade de aposentadoria.
Em caso de dúvidas, faça um planejamento previdenciário e receba a assessoria completa para entrar com o seu pedido de aposentadoria.
Por fim, outro destaque que pode atrapalhar seu benefício é o envio de documentação errada, ou que não preenche todos os requisitos.
Isso se aplica principalmente às aposentadorias que exigem documentos mais específicos como aposentadorias do portador de deficiência, rural, especial e afins.
Nesses casos, o planejamento previdenciário também pode te ajudar a sanar esses problemas antes mesmo de entrar com o pedido de aposentadoria.
Eliminando esses riscos, as suas chances de evitar atrasos no benefício diminuem.
Fiz tudo o que podia, mas o INSS continua em atraso para conceder o benefício
Se você fez tudo o que pode, mas o INSS ainda sim não analisou o seu benefício no momento correto, uma opção é entrar com um Mandado de Segurança, que é um processo judicial.
Nesse processo, diante do atraso do INSS e demonstrada necessária urgência em ter o benefício analisado, o juiz poderá obrigar o INSS a tomar uma decisão sobre o seu pedido.
Vale a pena consultar um advogado para avaliar a real necessidade dessa medida.