O Governo Federal confirmou que o INSS fez o pagamento do décimo terceiro para 31 milhões de beneficiários.
A primeira parcela do 13° salário foi paga aos aposentados e pensionistas e teve início dia 25/05/2021.
Esses pagamentos serão feitos numa ordem cronológica e explicaremos como isso funcionará neste post!
Quem teve direito ao Pagamento?
Os Aposentados e Pensionistas do INSS têm direito ao 13º salário e este pagamento foi feito gradualmente, conforme o cronograma que mostraremos.
Também fazem jus ao recebimento do 13º aqueles que recebem os benefícios de auxílio-doença, auxílio-acidente ou auxílio-reclusão.
Esses pagamentos foram antecipados em função da crise da Covid-19 e foram pagos até o dia 08/06/2021, conforme informado pelo técnico, Geovani Batista, do INSS:
“A partir do dia 25 de maio até o dia 8 de junho, o INSS, juntamente com a folha mensal, estará antecipando os valores do décimo terceiro salário de 2021. São mais de R$ 25 bilhões que serão injetados na economia para aquele que é aposentado, pensionista ou que recebe auxílio reclusão ou auxílio acidente ou auxílio-doença”.
Quem não tem direito ao 13º ?
O abono anual não é pago a todos os beneficiários do INSS e isso costuma gerar algumas dúvidas.
Para sanar essas dúvidas, esclarecemos que o 13º (ou abono anual) não é pago aos beneficiários de benefícios assistenciais, tal como o Benefício de Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia (RMV).
Quando o pagamento foi feito?
O 13º foi pago entre os dias 25 de maio e 8 de junho para quem recebe o valor de benefício até um salário mínimo.
Já os beneficiários com renda mensal acima de um salário mínimo, a primeira parcela do benefício foi paga entre os dias 1 e 8 de junho.
Quando será feito o pagamento da Segunda parcela?
A previsão é de que a segunda parcela do 13º seja paga 30 dias após o pagamento da primeira parcela.
Portanto, a estimativa é de que o pagamento seja feito entre o dia 24 de junho e 7 de julho.
Se você já recebeu a primeira parcela, verifique a data de recebimento e adicione 30 dias para saber quando ocorrerá o pagamento da segunda parcela.
Não recebi o 13º e agora?
O primeiro passo é identificar se você realmente tem direito.
Agora, se você já leu este artigo, tem direito ao 13º e não recebeu, entre em contato com o INSS através do 135, busque informações sobre este erro. Caso o retorno não ocorra, busque o apoio de um advogado previdenciário para identificar seus direitos.