A tendinite é um tipo de LER (lesão por esforço repetitivo) que com o passar do tempo pode trazer grande prejuízo à saúde do trabalhador.
É muito comum que pessoas que trabalhem com funções de esforço repetitivo, como por exemplo a digitação, estejam propensas a ter tendinite. Por essa razão, muitos casos de tendinite acabam sendo uma doença ligada ao trabalho.
Hoje você vai entender quais os direitos de quem possui tendinite.
Quais benefícios o INSS pode conceder nesses casos?
A tendinite, quando impede o trabalhador de exercer suas atividades, gera o direto a benefícios no INSS, como, por exemplo, o auxílio doença, auxílio acidente e aposentadoria por invalidez.
Isso acontece porque existem casos em que a pessoa sente tanta dor que sequer consegue trabalhar.
Quando a incapacidade do funcionário é temporária, ou seja, passível de recuperação, o benefício devido é o auxílio doença.
Já nos casos em que a tendinite resulta em uma incapacidade permanente, existem duas alternativas. Quando a incapacidade é parcial será devido o auxílio acidente e quando a incapacidade for permanente será devida a Aposentadoria por Invalidez.
Vamos repassar cada um desses benefícios para que você entenda os seus principais requisitos.
Auxílio-doença
Trata-se de um benefício para o segurado do INSS que esteja temporariamente incapaz para o trabalho, devido a doença ou acidente.
Para obter este benefício é necessária a comprovação da incapacidade através de perícia médica.
Os requisitos para que o benefício seja concedido são:
- Carência: 12 contribuições;
- Ter qualidade de segurado;
- Comprovação em perícia médica da incapacidade temporária que impede a pessoa a exercer o trabalho;
- Para quem é empregado vinculado a alguma empresa, antes de solicitar o benefício, é necessário estar afastado do trabalho por mais de 15 dias (corridos ou intercalados dentro do prazo de 60 dias se pela mesma doença).
Estes são os requisitos necessários para solicitar o auxílio doença. Como dissemos, este benefício serve para situações transitórias, mas quando a tendinite causar danos permanentes os benefícios devidos serão o auxílio acidente ou a aposentadoria por invalidez.
Auxílio-Acidente
Este benefício serve como uma indenização e será concedido para o segurado que perder parcialmente e permanentemente a capacidade de trabalho.
Então, para receber este benefício é necessário que a pessoa tenha sofrido uma incapacidade permanente e que a impeça de exercer algumas atividades, porém, essa pessoa ainda possui capacidade de trabalhar em outras atividades.
Principais requisitos:
- Ter a qualidade de segurado;
- Ter sofrido um acidente de trabalho;
- Relação entre o acidente e a redução da capacidade para o trabalho;
- Redução parcial e definitiva da capacidade para o trabalho.
Aposentadoria por Invalidez
A aposentadoria por invalidez é o benefício concedido quando o segurado sofre de algum tipo de incapacidade permanente que o impossibilite para o trabalhado de forma total.
Para conseguir o benefício é necessário preencher a carência de 12 contribuições mensais e sofrer de uma limitação total e permanente para o trabalho.
Para todos os casos, a qualidade de segurado é mantida quando você faz contribuições para o INSS ou está no período de graça.
Se você não sabe o que é período de graça clique aqui e confira um artigo que fizemos dedicado a este importante tema.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.