Estão suspensas as perícias presenciais e este procedimento passou a ser feito exclusivamente online através do portal MEU INSS.
Você já sabe como isso funciona? Hoje vamos explicar porque e como é feita essa perícia online para que você não abra mão dos seus direitos.
Para tratar deste assunto vamos abordar os seguintes tópicos:
- A perícia será online definitivamente?
- Por qual meio está sendo realizadas as perícias online?
- Como fazer a minha perícia online através do MEU INSS?
- Já estou recebendo um benefício, preciso fazer nova perícia?
Entender como funciona essa nova forma de perícia é fundamental para que você não deixe de receber o seu benefício.
Então, continue conosco e saiba como fazer sua perícia pelo MEU INSS.
1. A perícia será online definitivamente?
Não. Esta situação será mantida enquanto durar a Pandemia do Coronavírus.
Visto que o vírus se espalha rapidamente em aglomerações, a perícia online foi a forma que o INSS encontrou para evitar tumultos nas agências e consequentemente a disseminação do vírus.
2. Por qual meio está sendo realizadas as perícias online?
As perícias estão ocorrendo pelo MEU INSS, que é um portal do INSS para o requerimento de diversos benefícios sem a necessidade de comparecer em uma agência.
3. Como fazer a minha perícia online através do MEU INSS?
A perícia é necessária para novos requerimentos de benefício, ou para aqueles que já haviam sido solicitados, porém ainda não havia ocorrido a perícia presencial.
Para fazer essa perícia o segurado deverá obter o laudo médico que demonstre a sua condição de saúde, conforme os critérios abaixo:
- O laudo deve conter a assinatura, o número do registro no CRM, informações sobre a doença ou a Classificação Internacional de Doenças (CID) e o carimbo do médico;
- Período necessário de afastamento;
- O laudo deverá ser recente (3 meses ou menos).
Após obter o laudo, basta anexá-lo no portal do MEU INSS através do ícone CUMPRIMENTO DE EXIGÊNCIA.
4. Já estou recebendo um benefício, preciso fazer nova perícia?
Não. Todos os benefícios que já foram concedidos estão com a perícia temporariamente suspensa.
Isso quer dizer que, no momento, até finalizar esta situação de pandemia, serão prorrogados os benefícios e não será necessário solicitar a “renovação”.
Se você estava recebendo o benefício e ele foi cortado durante a pandemia por falta de perícia, busque o auxílio de um advogado para ingressar com o recurso sobre esta decisão.
Ou mesmo, você poderá fazer o procedimento que citamos acima, apresentando laudos atualizados que comprovem a sua situação de saúde, dentro do portal do MEU INSS.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.