Conheça 3 motivos pelos quais o INSS pode negar a sua aposentadoria e saiba o que é possível fazer em cada caso.
Se você vai pedir a sua aposentadoria é fundamental verificar se o seu pedido está correto para evitar atrasos e dores de cabeça no percurso da solicitação do seu benefício.
Nossa intenção é te alertar sobre possíveis erros que podem ser cometidos não só antes de entrar com a solicitação, mas como após ter solicitado o benefício.
Recomendamos, como sempre, que um Advogado Previdenciário seja consultado em caso de dúvidas ou mesmo para ajudá-lo a montar o seu pedido de aposentadoria impecável para que você obtenha o seu benefício sem dores de cabeça.
Benefício negado e documentação incompleta
Benefícios são negados todos os dias por falta de documentação, documento errado ou incompleto.
Esse é um motivo extremamente comum e para resolver isso é necessário que o segurado identifique muito bem qual é a modalidade de aposentadoria que ele está requerendo e quais documentos esse tipo de aposentadoria requer.
Confira o nosso blog, temos vários conteúdos sobre cada tipo de aposentadoria e sugerimos, também, que o segurado em caso de dúvidas busque um Advogado Previdenciário para auxiliar nesses casos.
Alguns tipos de aposentadoria como, por exemplo, a Aposentadoria Especial e a Aposentadoria Rural requerem documentos muito específicos e o segurado que não atende os requisitos acaba tendo o benefício negado.
Confira essa lista com diversos artigos que já fizemos sobre os documentos que você precisa para se aposentar! Clique aqui.
Tempo de Contribuição incompleto
Se o segurado não tem o tempo exigido de contribuição ele não consegue se aposentar.
No cotidiano, vemos que isso decorre, principalmente, da falta de planejamento antes de solicitar a aposentadoria.
Se você está prestes a se aposentar avalie com cautela se realmente já preencheu o tempo de contribuição, se todo o tempo que você trabalhou você também contribuiu para o INSS, dentre outros fatores.
Por essa razão reforçamos que o Planejamento Previdenciário é um serviço importante para quem está se organizando para solicitar a aposentadoria.
Além do cálculo previdenciário de tempo de contribuição e valor de benefício, o planejamento analisa leis e outros atos normativos que podem ajudar o segurado a ter uma aposentadoria melhor. Trata-se de uma solução completa para quem vai se aposentar.
O que fazer quando o INSS discorda do seu pedido?
Por fim, outra situação que pode levar o INSS a negar um benefício é quando ele não reconhece o seu direito.
Isso acontece quando você entra com um pedido de aposentadoria, preenchendo todos os requisitos legais, porém o INSS entende que você não possui direito à aposentadoria. Existem casos que isso ocorre e ao ingressar com uma demanda judicial o segurado consegue o benefício.
Então, nesses casos, apesar de o INSS não reconhecer o direito, a justiça reconhece.
Cada caso é um caso, se o seu benefício foi negado, busque o auxílio de um advogado e verifique se para a sua solicitação falta que você preencha os requisitos ou se é possível recorrer judicialmente.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.