Hoje você vai descobrir quais são os erros mais comuns que os segurados e o INSS cometem na hora de pedir e conceder a Aposentadoria.
Além disso, vamos tratar sobre as principais formas de evitar e corrigir esses erros.
Comece 2021 planejando de forma correta o seu benefício, continue a leitura deste artigo e entenda os seus deveres e direitos.
Quais são os erros mais comuns cometidos pelo segurado?
O pedido de aposentadoria é uma solicitação formal e exige muita atenção e precisão nas informações transmitidas.
Isso significa que o segurado não deve fazer a solicitação sem antes conferir se tem direito ao benefício e assegurando de que essa solicitação está sendo feita com o máximo de documentos possíveis.
Dentre os erros mais comuns que os segurados cometem estão:
- Dados incorretos;
- Documentos incompletos;
- Documentos preenchidos de forma errada;
- Segurados que entram com o pedido sem preencherem os requisitos para Aposentadoria.
Esses são erros comuns cometidos pelos segurados que podem ser evitados com facilidade.
Se o segurado está com dúvidas sobre os documentos que precisa para entrar com o pedido de aposentadoria, ele pode buscar o apoio de um Advogado Previdenciário e fazer o Planejamento da Aposentadoria para garantir que o pedido será feito da forma correta e pela melhor regra possível.
Erros mais comuns cometidos pelo INSS
Este é o momento de o segurado ficar atento quando o INSS concede ou nega o benefício. Lembre-se de que o INSS analisa muitos benefícios todos os dias e erros podem acontecer.
Por isso observe com atenção se o seu benefício será concedido com algum desses erros:
- Valor da aposentadoria Incorreto;
- Modalidade da Aposentadoria Incorreta;
- Benefício negado Injustamente;
Os segurados que são assessorados com um Planejamento Previdenciário já tem em mãos todas as informações que precisam para conferir se o benefício foi concedido corretamente.
O planejamento da aposentadoria entrega ao segurado qual é a regra mais benéfica para sua aposentadoria, qual é o valor correto para o benefício, além de ajudar o segurado a entrar com o pedido munido de todos os documentos corretos.
Os segurados que não fizeram o planejamento precisam se atentar aos pontos que citamos e verificar se estão correspondendo ao direito do segurado.
Caso encontre dificuldade de analisar se o pedido foi concedido da forma correta ou se for negado por motivo justo, o segurado poderá buscar o apoio de um advogado.
O que fazer quando o INSS concede benefício incorreto ou o nega injustamente?
Caso a solicitação do seu benefício tenha sido feita de forma correta e o INSS negue o seu benefício ou conceda no valor ou regra errada o segurado tem duas alternativas.
- Entrar com um recurso Administrativo;
- Ingressar com um Processo Judicial.
A primeira opção é entrar com um recurso administrativo pelo próprio INSS, para que ele possa reanalisar o seu caso e conceder o benefício da forma correta.
Caso o recurso administrativo não resolva este problema o segurado poderá ingressar com um processo judicial, para garantir os seus direitos.
Vale lembrar que para adotar essas medidas é necessário que o segurado esteja abrangido pelos seus direitos, ou seja, o segurado precisa fazer o pedido de forma correta, atendendo os requisitos exigidos pela modalidade de aposentadoria que escolheu, só assim se poderá exigir que o INSS faça a parte dele.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado.