Já ouviu falar ou já passou pela situação de achar que está pagando em dia sua contribuição previdenciária e quando solicitou um benefício ele ser negado por falta de contribuição?
Infelizmente isso pode acontecer, mas a boa notícia é que o segurado tem opções para lidar com esse problema e vamos mostrar algumas dessas opções.
É muito importante que o segurado garanta que o seu tempo de contribuição esteja realmente contando para o INSS, caso contrário, o segurado estará abrindo mão de importantes benefícios como, aposentadoria, auxílio-doença, salário-maternidade, seguro-desemprego, e outros mais.
Descobri que meu empregador não repassa/repassou as contribuições, o que fazer?
O empregador que desconta na sua folha de pagamento a contribuição para o INSS e não repassa os valores para a Previdência Social pode responder pelo crime de apropriação indébita previdenciária.
Esta é uma responsabilidade muito grave que muitos empregadores desconhecem.
Sugerimos, como uma primeira alternativa, que você converse com o empregador ou mesmo ex empregador, exponha a situação e identifique se pode resolver a situação amigavelmente.
Se possível, utilize sempre métodos que possam ser registrados, como e-mail, por exemplo.
Caso o empregador se recuse a resolver a situação, será necessário ingressar com uma demanda judicial pedindo que o empregador seja obrigado a fazer esses repasses ao INSS para que esse período conte para carência de diversos benefícios, inclusive para aposentadoria.
Como saber se o meu empregador está repassando as contribuições para o INSS?
Para conferir essa informação não há segredo. Basta consultar o seu CNIS no portal do MEU INSS.
CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais e é através dele que você poderá descobrir como estão as suas contribuições.
Para fazer essa consulta, como dissemos, basta acessar o portal online MEU INSS, este é o site oficial do INSS para requerimento, consulta e acompanhamento de benefícios dentre outras opções. Você pode conferir clicando aqui.
Se você nunca tiver acessado o portal será necessário, antes, fazer um cadastro.
Após fazer o cadastro, já dentro do portal, você encontrará a opção através do “Extrato Previdenciário (CNIS)”, do lado esquerdo da página.
Ao clicar neste link será possível emitir o documento e conferir a informação.
Para quem é correntista na Caixa Econômica e no Banco do Brasil é possível consultar o extrato no caixa eletrônico através da opção “Previdência Social”, no Banco do Brasil, e “Extrato Previdenciário” na Caixa.
Caso tenha problemas com a regularização das suas contribuições previdenciárias devido ao erro do empregador busque a orientação de um advogado previdenciário.
Gostou deste conteúdo? Acesse o site da Advocacia Rodrigo Moura para saber mais sobre direito previdenciário e conversar com um advogado especializado