O pedido de aposentadoria é um grande passo para o segurado. Trata-se de uma etapa nova e por isso essa solicitação precisa ser feita com o máximo de zelo e atenção.
Neste post vamos falar um pouco sobre os desafios do pedido de aposentadoria e mostrar uma opção para quem precisa de apoio para fazer essa solicitação.
Se você está próximo de solicitar a sua aposentadoria, confira esse post e saiba quais pontos é preciso ter atenção na hora de fazer o seu pedido para não ser prejudicado.
Solicite sua aposentadoria no momento certo
Entrar com o seu pedido de aposentadoria é um grande passo. Antes de fazer a solicitação faça o cálculo e tenha a certeza de que você já tem direito ao benefício, caso contrário seu benefício será indeferido pelo INSS.
Outro ponto importante é que existem muitas regras de aposentadoria, portanto estude a regra que mais se encaixa no seu perfil e garanta que preenche todos os requisitos para entrar com o pedido.
Não aceite qualquer tipo de aposentadoria, faça um planejamento prévio
Existem diversos tipos de aposentadoria, diversas regras diferentes. Antes de entrar com o seu pedido é preciso analisar todas as possíveis regras para o seu caso e dentre elas eleger a melhor.
Só assim você poderá garantir que está usufruindo do melhor benefício.
É muito comum que as pessoas escolham o tipo de aposentadoria observando apenas aquela na qual já preenche os requisitos, mas esse critério nem sempre avalia a opção mais vantajosa para o segurado.
Dizemos isso pois existem várias opções que podem melhorar a aposentadoria do segurado, e muitas vezes ele sequer sabe.
Pode ser necessário que o segurado trabalhe um pouco mais, ou solicite uma conversão de tempo especial em comum, enfim, pode ser necessário algum esforço do segurado, mas pode valer a pena para alcançar uma aposentadoria melhor.
Por isso, fazer o cálculo da aposentadoria é essencial para garantir um bom benefício.
Não entre com o pedido sem ter certeza de que possui toda a documentação
A documentação correta é parte fundamental do pedido de aposentadoria. Sem a documentação o segurado não consegue o benefício e ainda sofrerá um transtorno.
Dizemos isso pois o benefício quando negado por falta de documentação volta para o segurado complementar os documentos e entrar na fila novamente para ser reanalisado.
Nossa dica é buscar o apoio de um advogado previdenciário para fazer o Planejamento Previdenciário. Assim será possível garantir a análise de todos os seus direitos e saber quais documentos são exigidos para o seu caso e como obtê-los.