Neste post vamos mostrar como você pode comprovar ao INSS seu período de contribuições para aposentadoria.
CNIS
Uma das formas de comprovar suas contribuições é através do CNIS.
Todas as suas contribuições previdenciárias devem constar no CNIS. Para consultá-lo basta você acessar o portal do MEU INSS e buscar por Extrato CNIS.
Ao consultar o seu CNIS, observe com atenção se constam corretamente as seguintes informações:
- Data de fim e início corretas no vínculo de trabalho;
- valores de salários de contribuição corretos;
- vínculos de trabalho
Essas informações não só precisam constar no registro, como devem estar corretas. Por isso, observe com atenção esses dados.
Caso tenha dificuldades, busque o apoio de um Advogado e faça o Planejamento Previdenciário.
As informações incorretas podem ser corrigidas, basta que você tenha como provar através da Carteira de Trabalho, Contratos de Trabalho, Termo de Assinatura do Aviso Prévio, Processos trabalhistas, dentre outras provas que possam comprovar seu tempo de serviço.
CTPS
Sua CTPS é um ótimo meio de prova do seu tempo de contribuição.
Para isso, nela deve conter informações como:
- data de início e fim do vínculo de emprego;
- remuneração do trabalho, inclusive aumentos;
- férias e 13º.
CONTRATOS DE TRABALHO
Os contratos de trabalho são a formalização da sua relação de emprego com o empregador, portanto, também é um documento importante na comprovação do tempo de contribuição.
Além do contrato em si, outros documentos como holerites, fichas de registro, registros de ponto eletrônico/mecânico e rescisão do contrato de trabalho, também são muito úteis para esta finalidade.
GUIAS DE CONTRIBUIÇÃO
Para quem é autônomo as guias de contribuição são um documento importante para comprovação.
Para guias de contribuições mais antigas, quando o segurado não as tiver guardado, é possível solicitar ao INSS as microfichas que registraram o pagamento das guias.
Essas são apenas algumas confirmar o seu tempo de contribuição, caso tenha problemas para fazer essa contribuição, busque o apoio de um Advogado Previdenciário para avaliar qual a melhor forma de fazer essa comprovação de acordo com o seu caso concreto.