A Pandemia da COVID-19 vem afetando há mais de um ano o andamento dos pedidos de aposentadoria, por diversos fatores.
Qual é o reflexo disso e o que o segurado pode fazer para evitar prejuízos? Continue este post e veja nossos apontamentos sobre este importante assunto.
Suspensão do atendimento presencial
Uma das primeiras medidas adotadas para o controle da pandemia do coronavírus foi a suspensão do atendimento presencial, que iniciou em março de 2020.
Isso afeta completamente a rotina do INSS, dos seus servidores e segurados. Aos poucos o atendimento presencial vem sendo restabelecido, com muitas restrições.
Em função dessa nova realidade, os segurados precisam se adaptar ao uso do portal MEU INSS, que disponibiliza à distância todos os agendamentos necessários para que o segurado possa fazer tudo de forma remota, sem sair de casa.
Os processos de aposentadoria e revisão continuam sendo analisados pelos servidores do INSS, essa análise não foi prejudicada pelo novo sistema.
Como fazer solicitações ao INSS e tirar dúvidas?
Os segurados com dúvidas podem buscar apoio pelo número de telefone 135, dúvidas sobre pedidos de aposentadorias, pensões e etc.
Para realizar a solicitação de benefícios, todo procedimento pode ser feito pelo portal MEU INSS.
Os segurados que precisam de apoio para solicitar benefícios e precisam de um advogado especialista, podem contar com o atendimento online, ou seja, um atendimento totalmente virtual que não exige esforço do segurado para se deslocar colocando em risco sua saúde.
Demora na concessão de benefícios
Infelizmente, nem sempre o benefício do segurado é concedido dentro do prazo correto.
Hoje, em função de um acordo do MPF com a AGE, em vigor para todo o território nacional, os pedidos de aposentadoria podem ser analisados dentro de 45 dias, quando for por invalidez e nos demais casos até 90 dias.
Quando o benefício exige perícia, este prazo começa a contar a partir da perícia.
Portanto, antes desse prazo, o que o segurado pode fazer é apresentar o pedido correto, ciente de que possui aquele direito e portanto todos os documentos necessários.
Isso evitará atrasos e reanálises que podem fazer o seu processo voltar para o fim da fila de análises.
Em caso de dúvidas sobre os requisitos, documentos e seus direitos, busque o apoio de um especialista em direito previdenciário.
Caso o INSS extrapole o prazo legal de 45 ou 90 dias, uma opção é entrar com um mandado de segurança, mas antes de entrar com esse pedido é importante que o advogado avalie a real necessidade e urgência da demanda.