Conquistar a melhor aposentadoria após a Reforma não é uma tarefa fácil, porém, é possível quando você conhece os seus direitos. Nesse artigo vamos falar sobre a aposentadoria da enfermeira após a Reforma da Previdência de 2019.
Nesse post você vai ver
- Como era a aposentadoria da enfermeira antes da Reforma
- Como ficou a aposentadoria após a Reforma?
- Conquiste a melhor aposentadoria após a reforma
Clique agora no botão abaixo para baixar o seu CheckList com todos os documentos essenciais para a aposentadoria da enfermagem.
Como era a aposentadoria da enfermeira antes da Reforma
Antes da Reforma da Previdência a enfermeira precisava apenas comprovar 25 anos de profissão, atuando em locais de risco como clínicas ou hospitais, para poder se aposentar.
Além disso, o cálculo da aposentadoria era o mais vantajoso: antes da reforma a enfermeira recebia 80% das maiores contribuições desde julho de 1994, sem qualquer redutor de benefício.
Assim, o valor da aposentadoria ficava bem semelhante ao do último salário. Essa sem dúvida era a aposentadoria mais vantajosa.
Todas as enfermeiras que completaram 25 anos de profissão até o dia 12 de novembro de 2019 ainda se aposentam pela regra antiga. Mas com a Reforma, as coisas mudaram, conforme veremos no próximo tópico.
Como ficou a aposentadoria após a Reforma?
Após a Reforma da Previdência, as regras para aposentadoria mudaram e ficaram um pouco mais complicadas. Hoje além dos 25 anos de profissão, a enfermeira precisa ter ainda 60 anos de idade para poder se aposentar.
Já o cálculo para aposentadoria ficou assim: 60% de todos os benefícios + 2% a mais para cada ano que ultrapasse os 20 anos de profissão para o homem, e 2% a mais para cada ano que ultrapasse os 15 anos de profissão para as mulheres.
Para amenizar os impactos da reforma existem ainda as regras de transição. Funciona da seguinte forma: A soma do tempo de profissão + tempo de trabalho precisa ser igual a 86 pontos.
Mas o cálculo para aposentadoria segue o mesmo que mostramos acima: 60% de todos os benefícios + 2% a mais para cada ano que ultrapasse os 20 anos de profissão para o homem, e 2% a mais para cada ano que ultrapasse os 15 anos de profissão para as mulheres.
Repare que ficou bem menos vantajoso para se aposentar após a reforma, primeiro porque existe idade mínima, ou seja, é preciso trabalhar alguns anos a mais. Depois porque o valor do benefício foi reduzido.
Ainda assim, mesmo com todos os empecilhos ainda é possível conquistar uma aposentadoria vantajosa.
Saiba mais: Revisão de aposentadoria da Enfermeira
Conquiste a melhor aposentadoria após a reforma
Para conquistar a melhor aposentadoria após a reforma é necessário entender que a aposentadoria especial não é a única opção para a enfermeira.
É possível ainda converter o tempo especial trabalhado até novembro de 2019. E assim, escolher uma regra de transição mais vantajosa.
Após a Reforma existem 5 regras de transição que alteram a idade da aposentadoria e o valor do benefício dependendo da regra escolhida.
Assim, é necessário conversar com um advogado especialista para entender qual a regra mais benéfica para o seu caso.
Agora se desejar conversar comigo sobre a sua aposentadoria, basta clicar no botão abaixo.