A Aposentadoria da enfermagem aposenta com quantos anos? Essa é uma pergunta pertinente que cresceu com a Reforma da Previdência. De forma geral, podemos dizer que hoje, enfermeiras e enfermeiros se aposentam aos 60 anos, mas isso pode mudar dependendo da situação, conforme veremos nessa postagem.
Antes da Reforma da Previdência não existia uma idade mínima para a enfermeira se aposentar, bastava completar os 25 anos de profissão. No entanto, hoje, essa realidade mudou, para se aposentar pela aposentadoria especial é necessário ter os 25 anos de profissão e ainda 60 anos de idade.
Contudo, existe a regra de transição da aposentadoria especial e outras peculiaridades que podem ajudar a enfermeira a se aposentar mais cedo.
Nesse post você vai ver
- A aposentadoria da enfermagem aposenta com quantos anos, pela regra de transição?
- Qual o segredo para a enfermeira se aposentar mais cedo?
- Como um advogado pode ajudar?
Clique agora no botão abaixo para baixar o seu CheckList com todos os documentos essenciais para a aposentadoria da enfermagem.
A aposentadoria da enfermagem aposenta com quantos anos, pela regra de transição?
De acordo com a regra de transição a enfermeira precisa atingir os seguintes benefícios
- 86 pontos (Idade + tempo de contribuição) + 25 anos de atividade especial.
Vamos supor que a enfermeira tenha 25 anos de atividade especial e 5 anos de atividade comum, assim, ela soma 30 anos de profissão, dessa forma, poderia se aposentar mais cedo, ou seja, aos 56 anos.
Funciona assim
56 + 30 = 86
O cálculo da aposentadoria funciona igual a regra geral!
60% da soma de todos os salários mais, 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição!
Saiba mais: Aposentadoria Especial da Enfermagem
Qual o segredo para a enfermeira se aposentar mais cedo?
A enfermeira pode se aposentar mais cedo conforme vimos utilizando a regra de transição da aposentadoria especial. Porém, em alguns casos é mais vantajoso converter o tempo especial em comum e utilizar outra regra de transição para se aposentar, que não faça restrição à idade.
Por exemplo, a regra de transição da aposentadoria por tempo de contribuição permite que a enfermeira se aposente aos 57 anos em 2022.
Dessa forma é necessário multiplicar o tempo de serviço em atividade especial por 1,2 e depois realizar os cálculos normais da regra de geral da aposentadoria:
60% da soma de todos os salários mais, 2% para cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição!
Em alguns casos é mais vantajoso se aposentar por essa regra do que usando a aposentadoria especial, é preciso fazer uma análise detalhada para descobrir qual a idade mais vantajosa e a melhor regra de transição para que a enfermeira receba o benefício mais alto possível, para isso é fundamental o auxílio do advogado.
Leia também: 3 dicas para a aposentadoria da enfermagem
Como um advogado pode ajudar?
O advogado especialista em direito previdenciário vai analisar o seu caso, realizar todos os cálculos e indicar o melhor caminho a seguir.
Contudo, a aposentadoria da enfermagem tem muitas peculiaridades, por isso, para descobrir a melhor idade para se aposentar e a regra de transição mais vantajosa, o ideal é procurar um profissional que já tenha se atualizado a respeito da reforma da previdência e que possua ampla experiência na aposentadoria da enfermagem. Pois, algumas particularidades legais, só é possível de entender na prática!
Caso deseje conversar sobre a sua aposentadoria basta clicar no botão abaixo, será um prazer conhecer a sua história!