Sabemos que nem sempre o benefício é o suficiente para o sustento do segurado ou do aposentado.
Será que os beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez podem continuar trabalhando enquanto recebem o benefício, apenas para complementar a renda?
Nos acompanhe neste conteúdo e descubra.
O que é o auxílio-doença?
Auxílio-doença é um benefício previdenciário concedido aos segurados que sofrem temporariamente por seja em razão de uma doença ou acidente.
Esse acidente ou doença pode ter ou não relação com o ambiente de trabalho, ou seja, independente da origem do acidente, o segurado poderá se afastar de suas atividades laborais e em substituição do salário o segurado receberá o auxílio doença.
Após a recuperação do segurado ele volta a trabalhar.
O que é a Aposentadoria por Invalidez?
A aposentadoria por invalidez é um benefício de cunho permanente, diferente do auxílio-doença.
O segurado que sofre sequelas permanentes em virtude de acidente ou doença que o tornam totalmente incapacitado para o trabalho, pode receber o benefício.
Lembrando que apesar de ser um benefício definitivo (sem prazo para acabar), através do pente fino do INSS, o governo visa analisar casos em que o segurado passou pela recuperação e continua recebendo o benefício.
Posso receber esses benefícios e continuar trabalhando?
Infelizmente não é possível receber esses benefícios e continuar trabalhando. Caso o segurado opte por fazer isso, ele perderá o seu benefício.
Vamos explicar o motivo.
Tanto o auxílio-doença quanto a aposentadoria por invalidez, são benefícios concedidos em função da incapacidade que o segurado sofre.
Quando o segurado recebe um desses benefícios, o INSS entende que o segurado não possui capacidade de continuar trabalhando e por isso deve receber o benefício em substituição ao salário.
Se o segurado volta a trabalhar o INSS entende que ele não está mais incapacitado, mas sim apto para o trabalho, portanto, se ele detecta isso, ele irá suspender a concessão deste benefício.
Estou recebendo auxílio-doença ou aposentadoria por invalidez e desejo voltar a trabalhar
Se você recebe um desses benefícios, se sente apto para o trabalho e deseja voltar às atividades laborais, você deve comunicar ao INSS para que o benefício seja suspenso.
Esclarecemos que receber valores do INSS sem ter direito, ou seja, indevidamente, pode gerar um processo criminal por estelionato contra a Previdência Social. Portanto evite fraudes.
E o Auxílio-Acidente?
O auxílio-acidente não se encaixa na situação dos outros benefícios, por se tratar de um benefício de cunho indenizatório.
Portanto, o segurado poderá receber o auxílio-acidente e continuar trabalhando.